segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Educação Popular


Venho aqui à luz do grande entusiasta da Educação Popular no Brasil, Paulo Freire, a qual deixou um grande legado no que diz respeito à educação no Brasil. Mas quero limitar ao legado de Paulo Freire na Educação Popular; elaborou e pensou em metodologias a partir do conhecimento do povo.
Esse modelo de educação, que muitos ignoram ou não conhece, faz um instrumento e caminhos para a libertação do povo (comunidades pobre de fomes, roupas, lazer, escola, trabalho, moradias dignas, justiça social), e da ignorância de sua escravidão.
A educação popular é um instrumento de libertação para todas essas mazelas do Brasil e do mundo, conscientizar o povo de seu poder de iniciativa e organização, um dos papeis da educação popular. Que o povo não deve esperar só pelos governantes, fica só reclamando e esperando as coisas melhorarem sem mesmo tirar os pés de onde estão, “os pés não são plantados em único lugar”.

Alguns elementos que norteiam a educação popular:

- No aspecto metodológico, visa uma prática para o exercício da cidadania geradora na ação;
- O trabalho de base, instrumentalizando;
- Articulação com os diversos atores sociais, entidades e movimentos sociais;
- Construir alternativas que ajudem as famílias brasileiras em situação de extrema pobreza, encontrarem caminhos para sua sobrevivência com dignidade;
- É fundamentada nos princípios de solidariedade, tolerância e justiça pela busca incessante de vida com qualidade e feliz;
- A educação popular é um instrumento de transformação da realidade social;
- Ela dever ser crítica e libertadora, profundamente enraizada no dialogo amoroso e no reconhecimento do outro como um (a) companheiro (a) essencial nesta construção;
- A educação popular é uma educação comprometida e participativa, pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo;
- A educãção popular em uma teoria de conhecimento referenciada na realidade como metodologia;
- A principal característica da educação popular é utilizar o saber da comunidade como matéria-prima para o ensino;
- Estudo da realidade vivida pelo povo;

Esses são só alguns elementos, pois a educação popular tem um vasto campo de elementos que norteia o trabalho.

Quero me reportar aqui um pouco ao trabalho que feito no Brasil, em vários estados, capitais e municípios, inclusive no Acre. A Rede de Educação Cidadã –RECID.
Criada pela iniciativa de Frei Betto, em 2003, com a missão de realizar processos sistemáticos de sensibilização e educação popular junto à população brasileira, formado por educadores populares (voluntários) e os vários atores sociais, a rede hoje, está em dezenas de município no Brasil, fazendo a diferença, inclusive no Acre, vem também em 2003, mas otimizou seus trabalho em meados de 2006 até hoje. Recid/Acre esta em Rio Branco, Epitacilândia, Brasiléia, Sena Madureira, Plácido de Castro e Bujari, semeando esse trabalho de conscientização popular cidadã, em bairros e zona rural, zonas de ribeirinhos.
O papel da Recid e feito pelos educadores populares, que participam de vários momentos de estudo e formação, norteados pelo Projeto Político Pedagógico da Recid, para levar até a base os conhecimentos destes instrumentos, em um enlace de multiplicar os conhecimentos e estudo referenciais.
Acredito neste instrumento de transformação social (faço parte da Recid/Acre, colaborando na qualidade de aprendiz educador popular), a educação popular desperta a mente do povo que estar oprimido e com os pés plantados em suas angustias, é preciso que se criem alternativas de democratização de saberes e direitos.
Junte-se a nós, e vamos difundir a educação popular, pois o povo necessita.
Sempre vou trazer a este espaço, informações sobre o trabalho da Recid, e mais informações sobre Educação Popular.

Escola de Futuro


O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores do Acre – PT, está promovendo o que nós chamaríamos de “O passado, presente e posteridade”, nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório do SEST/SENAT, aconteceu o I modulo do Curso de Formação Política, da Escola de Futuro um programa de formação direcionado, para os militantes e simpatizante jovens lideranças do Partido. Uma iniciativa muito grandiosa direcionada para a formação de jovens lideranças no Estado, que esse mecanismo vai contribuir muito para oxigenar o PT, todos sabem que o caminho está na juventude, com sua ousadia, sonhos e utopias. Essa juventude comprometida com o presente e futuro do Acre, ouvido aqueles que também na sua juventude, buscaram e lutaram por um Estado mais justo e democrático, solidário e com igualdade social, para todos os Acreanos.
Temos consciência, que ainda precisamos fazer muito por esse Estado, muita coisa já foi feita e continuam sendo feitas. O desafio é grande, esta nas muitas mãos da juventude Acreana.
Neste, I modulo estivemos (porque Eu, também tive a grata satisfação de participar), ouvido, mas também indagado, grandes ícones e lideranças políticas do PT, fazendo uma contextualização histórica da lutas vivenciadas por eles.
As Temáticas: O papel das comunidades Eclesias de Base na construção do nosso projeto, Sindicalismo Urbano e Rural e novos movimentos sociais, Um olhar sobre o futuro: os desafios da esquerda e um projeto Emancipatório para o século XXI, Contribuição do movimento estudantil e da esquerda marxista e Os desafios atuais da esquerda no Governo. Como seletos palestrantes - Almerinda Cunha, Concita Maia, Júlio Barbosa, Pe. Luiz Ceppi, Pacífico, Marcos Afonso, Tião Viana, Binho, Jorge Viana, Leo Brito e Gabriel Fornek. Todas essas lideranças, contribuído com suas histórias de lutas e de vida.
Oferecendo seus conhecimentos e experiências, e nos deixando o desafio de continuar em uma construção para um Estado de igualdade de direitos para todos, e com responsabilidade ambiental.
Fica ai o desafio e até o próximo modulo do Escola de Futuro.