terça-feira, 16 de março de 2010

Por onde andei II

Após o descanso da viagem, fomos (a equipe da recid), organizar o encontro do coletivo estadual dos educadores populares da rede de educação cidadã - recid, para socializar as experiências da ciranda junto ao coletivo; fazendo contatos com os companheiros dos municípios, vendo o material, então realizamos o encontro dia 20 de fevereiro, socializamos as experiência da 1a. ciranda de educação popular.

Então, veio o carnaval, me recolhi no meu espaço de reflexão. Só acompanhando as notícias na tv as escolas de samba.... Em Rio Branco o badalado carvanal digital... no arena da floresta.

Ainda na Recid, no início de março tivermos organizando e realizamos o I inter-municipal 2010 da recid, onde aconteceu de 05 a 07 de março, na chacara pedra linda (RB), contou com educadores populares de 07 municipios: Plácido de Castro, Bujari, Capixaba, Sena Madureira, Rio Branco, Brasiléia e Eptaciolândia.
Onde na oportunidade, fizemos estudos: analize de conjutura, retomamos a ciranda, e o foco principal o planejamento das ações de 2010.

Por onde Andei !

Então, nesse início de ano, comecei com uma maratona de atividades, com o tempo limitado, para dedicar ao meu blog.
Em janeiro do dia 20 a 29, estive em Porto Alegre; participando da 1° Ciranda de Educação Popular da Rede de Educação Cidadã e do Fórum Social Mundial, 10 anos grande Porto Alegre, "um outro mundo é possível".
Primeiro quero me reportar a 1° Ciranda de Educação Popular, que aconteceu em Canoas 20 a 24, onde estava presente mais de 100 educadores da RECID, de todos os estados, fazendo estudo e se apropriando da prática e metodologia da educação popular freiriana. Na qual foi dias de intenso estudo, com a mediação da profa. Guadalupe e o do prof. Goveia, onde fomos aprimora-se os conhecimentos da fala suginificativa, tema gerardor e contra-tema. Pudemos visitar 06 experiência, para que podessemos discurtir na prática essas experiência, para quando voltar ao estado aplicar junto aos trabalhos realizado pela recid.
Em continuidade a ciranda, fomos fazer um estudo acerca da Sistematização, mediado pela Conceição, no intento da importância de sistematizar o conhecimento e experiência do trabalho da recid.
O Fórum Social, que não era bem o FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, e mais uma comemoração aos 10 anos, desde do 1° em 2001, uma avaliação de sua trajetória até aqui, buscar indicativos para altenativas para enfretar a crise de civilização gerada pela crise neoliberal, foi um momento descentralizado onde aconteceu encontros ao mesmo tempo em 5 cidades distintas em Porto Alegre que concentrou as discusões acerca do mundo do trabalho, conjutura política e mundial..., Canoas o tema foi economia solidária..., São Leopoldo foi palco de atividades culturais, direitos humanos, políticas sociais..., Novo Hamburgo foi o grande acampamento internacional da juventude, práticas e vivências de um novo mundo possível..., e Sapiranga abrigou as discurssões da educação popular, desenvolvimento sustentável... Eu estive em Porto Alegre nas discussões, acerca da conjuntura política e mundial com ênfase na crise do capitalismo.
Foram dias de muito aprendizados e experiências, que me colocar a refletir muito sobre o papel do poder popular (os movimentos sociais).
O capitalismo, estar fracassando e o que vem depois ? é necessário que se apresente novo modelo....