terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Politico
sábado, 10 de dezembro de 2011
Pensar !
domingo, 4 de dezembro de 2011
Pensamento!
sábado, 3 de dezembro de 2011
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Linguagem
Filosofia da Linguagem
Por Luciano dos Santos Barros
A Filosofia vem a luz das grandes indagações, problematizar e argumentar sobre a existência do mundo e tudo que nele habita. Nessa linha de pensamento que surgi a Filosofia, que com ela muitas outras ramificações surge dentro da propria Filosofia, para estudar determinda “coisa”, dentre esses ramos destaco aqui a Filosofia da Linguagem.
A filosofia da linguagem estuda a essência e natureza dos fenômenos linguisticos. A linguagem é uma das principais e maior caracteristica que diferem o ser humano dos outros seres (animais) que existem no mundo “a propriedade de falar distingue nitidamente o homem dos animais e de qualquer outro ser deste mundo e faz dele um ser totalmente singular” (cf. Mondin 1980: 132). Ela se relaciona filosoficamente com a natureza do significado linguistico, a referência e o uso da linguagem ao aprendizado , a criatividade dos falantes, compreensão, interpretação e tradução, aspectos do pensamentos e da experiência, faz-se também o estudo da sintaxe, semântica, da pragmática e da referência.
Parece muito o que estudar acerca da linguagem, mas nesse envolto do que é a Linguagem os filosofos da linguagem (Aristóteles, Pitágoras, Demócrito, Empédocles Locke, Nietzsche, Charles Sanders Peirce, John Searle, Foucault e Wittgenstein..., já se ocuparam nessa tarefa. O que a sociedade contemporânea tem a fazer é se apropriar dessas teorias, e ver qual o verdadeiro “significado” da linguagem no contexto social, político, econômico, cultural e religioso, que vai possibilitar a razão e harmonia com a natureza de todas as coisas.
A possibilidade da busca do conhecimento que perpassa significativamente pela linguagem, havendo um pesamento preestabelecido da linguagem, que com essa relação influência o racioncínio, que estabelece um diálogo do pesamento com o ser pensante (homem), o sujeito do pensamento que com sua lógica estabelicida no produto final a FALA, que no ângulo de sua visão teórica que vai interagindo com o universo de outras palavras, frases e pontos de vistas diferentes; mas sempre contextualizando a existência do mundo, isso implica no propósito e na concepção da linguagem como produto real da dimensão do homem como um ser social, revelando as faces da realidade do mundo por meio da fala. O princípio do ser “pensante” e “falante”,é relaciona-se com todos as coisas e seres do mundo.
A linguagem estar intimamente ligado aos seres, porém a fala é um diferencial, estar ligada somente ao homem, que com essa condição eleva-se a um grau de relação acima de todos os outros seres. Linguagem é expressada também nos outros seres, através de gestos e símbolos desenvolvidos por eles. Mas esses simbolos não se aproxima do qualificado meio mais expresso de entedimento a fala , que só os seres humanos desenvolveram.
As relação social do homem sempre estar condicionada a linguagem, a consequência disso é a organização da estrutura social com as instituições: escolas, universidades, espaços de construção do conhecimento, relações de poder e as regras de convivência familiar. A linguagem eleva substancialmente o ser humano aos demais seres vivos, a qual fundamenta o intelecto, parafraseando Heidgger que diria que “a linguagem é a casa do ser”, essa afirmação compreede que tudo que o homem faz e pensa está presente na linguagem, onde a sensação ao mundo da visão e representado com a expressão da fala, que permiti uma relação com a produção cultural do ser (homem), que faz-se presente no mundo, rodeado por objetos e outros seres.
Perpassando pela história da linguagem observa-se que a fala representa o instrumento do pesamento, que teve para o homem a função de liberdade e ainda hoje é assim.É através da fala que o ser humano pode expressar sua necessidade sócio-cultural, e nos leva a refletir do papel do homem no mundo, também é um modo de sermos imortais, vejam Sócrates e Jesus que não escreveram nada porém seus pensamentos e métodos ecoa até os dias de hoje. Portanto a fala está diretamente ligada ao ser humano que por sua vez liga a outras coisas. A fala não têm a predispocição de impor ou convencer alguém de alguma coisa, o melhor caminho é deixá-lo chegar à conclusão sozinho.
O homem penetra na realidade através da fala, domina o mundo e é dominado pela linguagem. Portanto, o universo do discurso da linguagem e da fala, é uma característica exclusiva do ser humano e por isso são fundamentais para alcançar a compreensão do mundo e das coisas a nossa volta, por isso nos somos o que a linguagem nos faz ser.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
A premissa da opressão
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Analogia da vida real

nós temos que engolir sapos, por diversos os motivos, ou simplesmente para
manter "harmonia", ou para condicionar os fatos ao nosso favor, pois
muitas das vezes somos obrigados a concordamos com algo que esta sendo imposto,
ficamos com aquela coisa entalada, mas ficamos calados pois muitas das vezes
temos que fica quietos pela "condição" ou "situação" que estamos,
não nos colocamos contra ao que está imposto, porque muitas das vezes isso pode
nos prejudicar.